MSX Hobby

Um site para se divertir com eletrônica

Teclado PS/2

Andei meio sumido, ficando de ghost reader desde setembro passado. Estive trabalhando e estudando muito, quase nada de MSX e devo ficar assim por mais alguns meses.

Bom, estou escrevendo porque um dos meus objetivos é implementar um teclado totalmente compatível com o MSX. Não é uma tarefa tão simples como muitos pensam. É possível fazer, mas existem alguns itens que devem ser colocados em estudo.

  • Tempo de leitura da matriz de teclado. Dimensionar um circuito rápido o suficiente para atender a qualquer situação de leitura do teclado.
  • Modo de leitura – Não é possível prever se um programa “louco” fará a leitura diretamente nas portas da PPI e com qual frequência e também se usará a BIOS. Esse questionamento também deve ser levado em conta para determinar os tempos de leitura.
  • n-Key Rollover– Os teclados PS/2 e USB modernos só permitem que se pressione no máximo 3 teclas ao mesmo tempo (atirar e jogar bomba se movendo na diagonal, já foram 4 botões). Para ter um teclado mais “parecido” vai ter que procurar um com a característica n-Key Rollover. O mais barato que achei está na faixa de U$ 60,00 fora do Brasil.
  • Cogitei em substituir completamente a PPI por um novo circuito, mas nos micros com Engine (a maioria dos 2.0, 2+ e TR) não funcionaria ou teria algum conflito.
  • Pegar um teclado USB ou PS/2 com formato mais “padronizado” possível e sacrificá-lo da seguinte maneira: refazer a ligação elétrica interna, retirar o circuito decodificador de matriz e colocar outras trilhas. Essa é a viajem mais possível para o hobbysta que não manja de eletrônica. É um pouco trabalhosa. Vide a galera que vende membrana de Zx Spectrum. Poderia ser feito o mesmo para um teclado de PC. Creio que seria a opção mais barata de todas. Ver esse anúncio do Ebay.

Bom é isso. Levantei essa para abrir uma discussão visto que alguns colegas já estão desenvolvendo circuitos para substituir, principalmente o velho e maravilhoso teclado do Expert (agora vou levar pedrada, hehehe).

 

One thought on “Teclado PS/2

  • Danjovic says:

    O Key Rollover não significa que você não possa pressionar mais que 2 teclas quaiquer simultaneamente num teclado comum, mas sim algumas combinações de teclas.
    Existe um programa que permite você testar isso que se chama Aqua Key Test.
    No teclado em que eu testei foi possível obter várias combinações de 4 teclas, em especial Control Shift Lalt Ralt. Infelizmente as teclas de cursor não funcionam bem mesmo, mas não acho que isso justifique a compra de um teclado tão caro ou o trabalho de desmontar um teclado inteirinho para refazer a matriz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

seven − 1 =